4.4.2.1. Programa de necessidades, demanda, visão global e níveis de serviço
Nesse item, o anteprojeto deve demonstrar a relação entre o problema que visa solucionar e a obra que vai ser contratada. No caso de uma escola ou um posto de saúde, por exemplo, deve ser indicado a quantidade de pessoas a serem atendidas, quantidade de salas, as áreas estimadas de construção, o tamanho desejado para cada tipo de dependência do futuro prédio, número de vagas de estacionamento, o tipo de atendimento, se há atendimento especializado para determinada idade, as regiões da cidade que serão atendidas, requisitos diversos da obra, entre outras informações.
A visão global dos investimentos deve ser suficiente para permitir uma estimativa geral dos custos da obra. Como o anteprojeto não apresenta nível de detalhamento suficiente à quantificação de todos os serviços e materiais a serem aplicados nas obras, uma vez que será complementado posteriormente por um projeto básico, seu orçamento torna-se mais impreciso e sujeito a erros.
Os níveis de serviço dizem respeito ao modo de funcionamento e desempenho da obra que será executada e podem variar bastante de acordo com o tipo de empreendimento. No caso de obras rodoviárias, por exemplo, o nível de serviço está associado à quantidade de veículos que trafega na rodovia de forma que o nível de qualidade da operação seja mantido, levando em conta a percepção do usuário em relação à velocidade, tempo de viagem, liberdade de manobras etc.