Licitações e Contratos: Orientações e Jurisprudência do TCU Licitações e Contratos

2.3. Promoção da gestão estratégica das contratações

Promover a gestão estratégica consiste em desdobrar a estratégia da organização nos instrumentos de planejamento das suas funções organizacionais. Consiste ainda em estabelecer o modelo de gestão dessas funções e garantir que seus objetivos e metas estejam alinhados entre si e com a estratégia organizacional[1].

A gestão estratégica com enfoque no direcionamento das contratações abrange basicamente duas práticas:

  1. estabelecer o modelo de gestão das contratações. Consiste em estruturar a área de contratações, definir diretrizes para o seu funcionamento e aprovar os processos de trabalho característicos da função de contratações. Os elementos propostos para o modelo de gestão das contratações estão detalhados no item 2.3.1; e
  2. aprovar e apoiar os instrumentos de planejamento da função de contratações, especialmente a definição de objetivos, metas e indicadores; o plano de logística sustentável e o plano de contratações anual. Destaca-se, no modelo, a necessidade de alinhamento entre os planos e a estratégia organizacional, além do papel da instância interna de governança de orientar a elaboração desses instrumentos, aprová-los e apoiá-los formalmente. Os detalhes estão apresentados no item 2.3.2.

[1] Tribunal de Contas da União, 2020b, p. 81-82.